Uma regra muito importante para o cão, é aprender a vir ter consigo sempre que é chamado pelo seu nome. O sucesso desta tarefa está ao seu alcance se tiver algo gostoso consigo quando o chamar, para lhe dar assim que ele chegue. Isto é aprendido em casa primeiro, chamando-o de um lado ao outro da sala, de uma divisão para outra, e aos poucos nos passeios à rua onde possa ser solto em segurança.
Para estas recompensas, basta usar pequeníssimos pedaços de salsicha, queijo ou carne seca. Não estamos a alimentar cães a pão-de-ló, é realmente suficiente um pedacinho minúsculo, só para lhe dar sabor. Saber que vai ser recompensado é o suficiente para lançar o seu cão a galope na sua direcção.
Inicialmente a recompensa deve ser dada sempre que uma boa acção é realizada, quando o cão já vier sem qualquer hesitação então pode-se intercalar a recompensa comestível com uma verbal.
É bom ter uma palavra que reforça esta recompensa, algo como "lindo", "bonito", dito com muito entusiasmo, para ele perceber que fez uma boa acção, mesmo quando não for dada a comida como recompensa.
O cão aprende a reconhecer as suas boas acções, e de futuro esforça-se por produzir mais boas acções que lhe trazem mais recompensas.
Ver também: O tom de voz...
sexta-feira, 25 de abril de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário