quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Medo...

Há cães, mais ou menos inseguros, que por virtude da sua fraca autoconfiança ou por más experiências, têm receio de algo ou alguém.

Por vezes o receio é alimentado pelo comportamento dos donos, quando se pode aos poucos e com calma e astúcia, aumentar progressivamente a autoconfiança do animal.

Nunca tive problemas com a minha gata e os cães que têm passado pela minha vida. Tive sempre muito cuidado e muita preparação para as primeiras apresentações entre eles. Se por um lado os cães se habituaram a respeitar a gata, ela por sua vez aprendeu a ser mais assertiva e a impor o seu território.

No outro dia conheci um cão que por razões de abandono ainda estava receoso de outros cães e tinha pouca confiança nos seres humanos. Aos poucos, e dando-lhe espaço para se afastar, fui-lhe mostrando que a minha cadela kMiga não lhe iria causar qualquer problema. Aos poucos ele foi-se sentindo mais à vontade e seguro que não lhe fariam mal, ele até se aventurou a vir cheirar de perto.

Há um outro cão que também mostra bastante receio de outros cães e pessoas, e tenho vindo a passar perto dele sem tentar aproximar ou interferir. Hoje, semana e meia mais tarde, ele é que se aproximou, visivelmente com o rabo a abanar, e curioso. Infelizmente a dona, mais preocupada com as suas próprias fobias, não o encorajou ao encontro tão bem proporcionado.

Sem comentários: