sábado, 17 de dezembro de 2011

excitação, nervosismo ou fúria descontrolada

também conhecido por - ansiedade da separação - (separation anxiety)

Os cães são animais que vivem em grupo, formando matilhas, e que não gostam de ficar sozinhos durante longos períodos de tempo.

Os cães que vivem connosco, e que partilham o nosso espaço, formam matilha connosco e querem sempre saber onde nós estamos e se estamos em segurança.

Os cães que assumem a liderança do seu grupo (cães cujos donos não assumem a liderança do grupo) sentem-se ainda mais inseguros e preocupados quando os membros da matilha a seu cargo se afastam deles e "abandonam" a casa.

A questão de estabelecer a nossa liderança pelo grupo "humano-canídeo" é da maior importância para que o cão aceite que somos os líderes, e que os líderes têm o direito de se afastarem, e se ausentarem durante alturas de trabalho, compras, etc.

A preparação para esta ausência é feita por pequenos períodos todos os dias, inicialmente, depois de o cão ser cansado com um vigoroso passeio.

O cão deve aceitar ser mandado para o seu lugar, a sua cama, ou cesta e permanecer nela calmamente.

Inicialmente é melhor permanecer num local próximo para poder corrigir qualquer ganido ou excitação que o cão tenha. Corrigir com um som neutro, sem excitação, sem dizer o nome do cão - Ssshht!

Em futuros exercícios o cão deve também ser dessensibilizado aos barulhos das portas a abrir e fechar, de pessoas a bater à porta, (ou a campainha, ou o telefone a tocar). Outros barulhos serão também importantes neste treino se estes fizerem parte da vossa vizinhança.

Quando regressamos só devemos deixar o cão sair do seu lugar uma vez calmo. Nunca o deixar saltar sobre nós, ou passar de raspão pela porta assim que a abrimos. Ele deve permanecer no seu espaço e só avançar quando o convidamos calmamente.

Qual o comportamento do seu animal quando é deixado sozinho? Como gostaria que ele se comportasse?

Sem comentários: