sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Cães, crianças e cães

Hoje li um artigo sobre estes dois elementos e não resisti a traduzir-vos alguns pontos.

Cães e crianças devem ser ensinados a conviver uns com os outros.

Pais devem ensinar as suas crianças a não fugirem de cães com quem se cruzam na rua, a não aparentarem medo, nem gritarem como macacos assustados.

Estes comportamentos podem levar um animal calmo a reagir surpreendentemente.

Os cães podem ser avaliados se nos colocarmos perto deles, à altura de uma criança, se os olharmos nos olhos ao nível deles. Também nos podemos deitar no chão e observar as suas reacções aos comandos que normalmente damos em pé.

Em geral, tanto cachorros como crianças devem conviver durante a fase de crescimento, ou pelo menos habituar-se à presença uns dos outros, como por exemplo num passeio regular ao parque mais próximo ou passar perto de uma escolinha durante o intervalo.

As escolas caninas por vezes também organizam aulas especiais durante as férias dos filhos para criar momentos de brincadeira entre cães e crianças.

Nunca deixe crianças sozinhas com cães, a não ser que já os tenha avaliado profundamente.
Nunca deixe as crianças aproximar-se de cães quando estes estão a comer, a roer ossos, ou ocupados com um brinquedo favorito.

Enquanto alguns cães assumem a guarda das crianças como se fossem suas crias, outros vêm as crianças como seres mais pequenos que eles e que requerem menos respeito que adultos.

Se tiver que se ausentar do local onde se encontram o cão e a criança, opte por levar consigo um deles, separando-os durante a sua ausência.

Sem comentários: